Camaleões

Camaleões

Camaleões são criaturas únicas na natureza. Apresentam estruturas especiais e características da espécie, como os olhos independentes, a língua projetável e a famosa capacidade de mudança de cor. Esses animais fascinantes guardam ainda mais truques. 

Répteis da família Chamaeleonidae, os camaleões são encontrados naturalmente ao longo de todo o território africano, grande parte da península arábica, sul da Europa e da Índia. A ilha de Madagascar abriga grande parte da biodiversidade da espécie, metade dos registros são provenientes da região.

Os olhos do camaleão são capazes de observar em 360°.

Os olhos são peças marcantes no animal. Giram independentemente e dão conta de observar em 360° e focar em dois objetos ao mesmo tempo. Além disso, as lentes oculares do camaleão são côncavas, ao contrário das lentes convexas da maioria dos vertebrados, o que permite um foco extremamente preciso, mesmo para pequenos insetos a dez metros de distância. 

A língua funciona como um elástico. Materiais elásticos se retraem com auxílio da estrutura óssea e muscular, para depois serem projetados em direção à presa; com velocidade de quase 6 m/s. Ela pode chegar a até duas vezes o corpo do camaleão. 

Imagem ampliada da pele de um camaleão.

A mais conhecida habilidade é, sem dúvida, a mudança de cor. Ao contrário do que se pensa, a função principal não é a camuflagem, mas a comunicação entre espécies. Machos trocam cores na disputa de território e no acasalamento, e fêmeas respondem com cores que revelam interesse ou não. A pele dos camaleões tem uma camada superior pigmentada e uma camada inferior feita por células com pequenos cristais de guanina. A variação ocorre conforme o animal altera o espaçamento entre esses cristais; o comprimento de onda dos raios refletidos muda, e muda também a cor percebida pelo espectador. 

Camaleões são uma espécie peculiar. Possuem muitas características marcantes e, por isso, são relativamente famosos do reino animal. Além de ilustrarem perfeitamente como a natureza possui mecanismos complexos para a sobrevivência e manutenção da vida, o fazem com belas e vibrantes cores. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.